Capa » Artigos » Redução da Maioridade Penal: a favor ou contra?

Redução da Maioridade Penal: a favor ou contra?

10 razões para dizer não à redução da maioridade penal

Em defesa dos direitos da Juventude

01 Porque a desigualdade social é uma das causas principais da violência. Reyner_Araujo28

02 Porque o dia-a-dia da vida dos adolescentes e jovens está marcado pela violência da prostituição, do crime e do tráfico de drogas e com agravante da ausência de perspectiva de renda decente, num país que não sabe o que é crescimento econômico sustentado nos últimos 25 anos.

03 Porque ainda são poucas as iniciativas do Poder Público, das Instituições e da Sociedade na proposição e execução das Políticas Públicas para a Juventude.

04 Porque sem a elevação urgente e necessária da escolaridade dos/as jovens empobrecidos, o Brasil não restabelece o diálogo com o futuro, posto que somente um de cada dois destes jovens estuda atualmente no país.

05 Porque o Estado prioriza a política do endividamento, ao invés das políticas socias, provocando a migração dos jovens para outros países, o desemprego e a descrença no futuro.

06 Porque o sistema penitenciário brasileiro não tem cumprido sua função social de controle, reinserção e reeducação dos agentes da violência, ao contrário, tem demonstrado ser uma escola do crime.

07 Porque nenhum tipo de experiência na cadeia pode contribuir para o processo de reeducação e reintegração dos jovens na sociedade.

08 Porque os crimes cometidos por adolescentes não atingem a 10% do total dos crimes praticados no Brasil.

09 Porque já existem penas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a aplicação de medidas socieducativas.

10 Porque os adolescentes e jovens precisam ser reconhecidos/as como sujeitos desta sociedade e, portanto, merecem cuidado, acolhida, respeito e, principalmente, oportunidades.

Somos convidados/as a não repetir o discurso da elite, transmitido pelos Meios de Comunicação Social e outros grupos e a dizer NÃO a esta lógica perversa sem fim. Agora é 16 anos, amanhã será 14, depois quem sabe. Nossa resposta é a organização de uma sociedade sustentável em que a vida de todos/as esteja em primeiro lugar.

Informações na CAJU
Tel.: (62) 4009-0339
E-mail: caju@casadajuventude.org.br 
Site: www.casadajuventude.org.br

Leia também:
Olho por olho e acabaremos todos cegos, por Welinton Pereira

10 razões para dizer não à redução da maioridade penal Em defesa dos direitos da Juventude 01 Porque a desigualdade social é uma das causas principais da violência.  02 Porque o dia-a-dia da vida dos adolescentes e jovens está marcado pela violência da prostituição, do crime e do tráfico de drogas e com agravante da ausência de perspectiva de renda decente, num país que não sabe o que é crescimento econômico sustentado nos últimos 25 anos. 03 Porque ainda são poucas as iniciativas do Poder Público, das Instituições e da Sociedade na proposição e execução das Políticas Públicas para a Juventude. 04 Porque sem ...

Revisão

Avalie: Seja o primeiro a avaliar
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*