Capa » Indicações » Publicação retrata trajetória de mobilização social no Brasil

Publicação retrata trajetória de mobilização social no Brasil

capa_livro_mobilizacaoemredePara comemorar seus 15 anos, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) lançou o livro Das ruas às redes: 15 anos de mobilização social na luta contra a fome e a pobreza. Essa produção é o primeiro levantamento desse movimento que reuniu diversos segmentos da sociedade. São mais de 100 depoimentos envolvidos nos momentos marcantes da democracia do Brasil. Contém relatos de pessoas como Chico Whitaker, Denise Paiva, Frei Betto, Leonardo Boff, Oded Grajew, Paulo Buss, Percival Caropreso e Walter Belik.

Essa obra dá início à Coleção COEP Cidadania em Rede, que pretende fortalecer a mobilização e o incentivo à participação cidadã. O objetivo do livro é estimular a reflexão e inspirar novas ações que ajudem na construção de um novo Brasil.

Com distribuição gratuita, a rede criou uma ferramenta na internet para possibilitar que todos escrevam suas histórias, além de disponibilizar o livro na íntegra. Ela permite o envio de depoimentos, documentos, fotos, entre outros materiais que complementam os relatos.

O livro possui quatro partes. A primeira traz artigos de Silvio Caccia Bava e Ana Claudia Teixeira, do Instituto Pólis; Sonia Aguiar, do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações para o Terceiro Setor; e Leilah Landim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O próximo comenta a importância e os momentos marcantes da construção da democracia no Brasil. Também aborda depoimentos sobre os atuais desafios da mobilização social de personalidades e profissionais que atuaram diretamente em ações voltadas à construção de uma sociedade mais justa; e um mapeamento de redes sociais brasileiras. A terceira mostra a trajetória da rede COEP. E, finalmente, a última faz uma homenagem a três personalidades: Betinho, Josué de Castro e Maria José Jaime.

Criada em 1993, a COEP reúne organizações de todo o País em um movimento de promoção desenvolvimento social. Em 2003, deu origem à Rede de Mobilizadores COEP, parceira do Portal Setor3, que atualmente possui cerca de oito mil pessoas. Após um ano, surgiu a Rede de Comunidades, integrada por 112 comunidades de baixa renda, urbanas e rurais. Hoje a associação dessas três redes compõe a Rede Nacional de Mobilização Social COEP.

Para baixar o PDF clique aqui.

Fonte: Setor 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*