Capa » Relatórios » ONU divulga relatório sobre Objetivos do Milênio

ONU divulga relatório sobre Objetivos do Milênio

ODM_Report-2009-Imagem_Capa-SiteA mais de meio caminho do limite do prazo fixado para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que termina em 2015, os avanços na luta contra a pobreza e a fome começaram a diminuir, havendo casos em que se deu até uma inversão daquela tendência, em consequência das crises econômica e alimentar em nível mundial, diz um relatório publicado pelas Nações Unidas.

O relatório, lançado hoje pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, adverte que, apesar de numerosos êxitos, os progressos têm sido, de um modo geral, lentos demais para permitir a implementação de todas as metas até 2015.

“Não podemos permitir que um clima econômico desfavorável prejudique os compromissos assumidos em 2000”, afirma o Secretário-Geral, no Preâmbulo do Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2009. “A comunidade mundial não pode se esquecer das pessoas pobres e vulneráveis”. Ban Ki-moon disse ainda que “chegou o momento de acelerarmos o avanço em direção à consecução dos ODM”, acrescentando que os objetivos ainda podem ser alcançados, mesmo nos países pobres, desde que haja um forte empenho político e sejam assegurados financiamentos suficientes de uma maneira sustentada.

Segundo o Relatório, mais de um quarto das crianças das regiões em desenvolvimento têm peso insuficiente para a sua idade. Os escassos progressos na alimentação infantil realizados entre 1990 e 2007 são insuficientes para permitir que seja atingida a meta fixada para 2015 e serão provavelmente erodidos pelos preços alimentares elevados e pela turbulência econômica.

Acesse The Millennium Development Goals Report – 2009, em inglês.

Fonte: UNESCO no Brasil
Imagem: capa do relatório

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*