Capa » Artigos » Ensinando o valor do dinheiro para seu filho

Ensinando o valor do dinheiro para seu filho

Conversando com um membro da minha igreja, fiquei muito feliz e aliviada ao saber que muitos pais ainda sabem como educar e cofrinho3-orientandopaiseducandofilhosblogspot_aplicar limites aos seus filhos.

Ele me disse que sua filha não ganha presentes em datas comemorativas, mas recebe uma mesada que está aprendendo a administrar. Ela poupa seu dinheiro e compra o que for possível com o valor poupado. Sim, desde pequena ela aprende a pensar sobre o que o seu dinheiro pode, ou não, comprar. O pai falou que esse procedimento tem ensinado sua filha não só a administrar seu dinheiro, mas também a valorizar o que recebe.

Infelizmente, ensinar a criança um consumo consciente não é um exemplo que se cumpre em muitos lares, inclusive os cristãos. Alguns pais preferem ficar endividados ao serem confrontados pelos filhos e temem perder o seu amor caso não atendam suas exigências — baseadas em desejos e não em necessidades.

Os pais, de acordo com vários estudos, ainda se embaraçam com seus filhos quando o assunto é ensinar como ganhar, guardar e gastar dinheiro. Destaco algumas causas que merecem reflexão:

A cultura inflacionária que o Brasil viveu anos atrás, promoveu a inviabilização de planejamento a longo prazo, o que nos afeta nos dias de hoje.

O consumo desenfreado estimulado pela mídia:televisão e ciberespaço, ocasiona ausência de apoio para ensinar as crianças a gastar a mesada com moderação, porque deseduca.

Com a aprovação da Lei da “Guarda Compartilhada”, a separação de um casal muitas vezes causa o sentimento de compensação emocional para com os filhos. A recompensa financeira gera na criança o mecanismo da troca e do materialismo. Regras, deveres e limites deveriam seguir o caminho da conscientização e não da recompensa monetária, o que semeia cada vez mais uma geração oportunista.

As crianças imitam os adultos: no caixa eletrônico e no momento das compras… Consumismo também se aprende desde cedo.

Logo, ensine também desde cedo, sobre planejamento financeiro para seu filho:

Explique de forma clara para seu filho o que é necessidade e o que é desejo, já que grande parte de tudo que compramos é motivado pelo desejo e não pela necessidade.

Demonstre o que é caro e o que é barato. Às vezes seu filho quer uma camiseta oficial do time que custa R$ 150,00, explique para ele que esse valor pode pagar o supermercado da semana.

Incentive seu filho a fazer uma lista de compras do supermercado. Ensine-o a acompanhar o estoque nos armários e os produtos que realmente estão faltando.

Mostre ao seu filho como é importante economizar na água, luz, conta de telefone e como evitar os desperdícios. Informe para a criança os resultados dos esforços dele na conta e os benefícios gerados para toda a família.

Todos na família devem ter um orçamento, que pode ser discutido com a participação dos membros da casa.

Mesada ou semanada pode ser um instrumento valioso para seu filho aprender a lidar com o dinheiro, desde que bem orientada.

Arrisco uma tese: crianças que não aprendem desde cedo a economizar, guardar e usar o dinheiro, tendem a ser descontroladas na vida adulta, porque se tornam consumistas e direcionadas apenas para satisfação dos seus desejos e não das suas reais necessidades.

    • Sobre o autor(a):

    • Marilene Souza

      é psicóloga e trabalha no Colégio Betel Brasileiro, parceiro da Rede Mãos Dadas. www.poemiamary.blogspot.com
Conversando com um membro da minha igreja, fiquei muito feliz e aliviada ao saber que muitos pais ainda sabem como educar e aplicar limites aos seus filhos. Ele me disse que sua filha não ganha presentes em datas comemorativas, mas recebe uma mesada que está aprendendo a administrar. Ela poupa seu dinheiro e compra o que for possível com o valor poupado. Sim, desde pequena ela aprende a pensar sobre o que o seu dinheiro pode, ou não, comprar. O pai falou que esse procedimento tem ensinado sua filha não só a administrar seu dinheiro, mas também a valorizar o ...

Revisão

Avalie: Seja o primeiro a avaliar
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*