Capa » Indicações » Direitos Negados – A Violência contra a Criança e o Adolescente no Brasil

Direitos Negados – A Violência contra a Criança e o Adolescente no Brasil

Direitos_Negados-UnicefUNICEF. Direitos negados: a violência contra a criança e o adolescente no Brasil. 2.ed. Brasília: Unicef, 2006. 229 p.

Publicação do  Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância) que compila artigos sobre as diversas formas de violência sofridas por crianças brasileiras.

Segundo os organizadores da publicação, um dos objetivos do livro é falar da violência contra crianças sem utilizar a prática “denunciatória ou espetaculosa” que reforça o aumento acelerado das taxas de mortalidade sem discutir saídas ou propostas para o seu enfrentamento.

O livro insere-se no contexto internacional de elaboração do Estudo Mundial do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a Violência contra a Criança, no qual países e continentes apresentam realidades sobre a violência. Os autores dos artigos são profissionais brasileiros da academia, de institutos de pesquisas, de agências internacionais e de centros de defesa. Entre eles está Jorge Atílio Iulianelli, coordenador do programa Trabalhadores Rurais e Direitos de Koinonia. Atílio é autor do artigo ‘Crianças e jovens: as principais vítimas’. Este texto mostra que “o trabalho na agricultura e em cultivo ilícito, exploração sexual e violência doméstica afetam de forma dramática crianças e adolescentes das áreas rurais.

Participaram da produção reunidas na produção do livro as instituições: Anced, Andi, Cecria, Cesec, Claves/Fiocruz, Coav/Viva Rio, Ilanud, Koinonia, Lacri, Nev, Observatório de Favelas, Save the Children Suécia, Unesco e Unicef.

As ilustrações, fotos e imagens de ‘Direitos Negados – A Violência contra a Criança e o Adolescente no Brasil’ foram produzidas por crianças que estavam naquele momento sofrendo algum tipo de violência.

Para adquirir o livro é preciso entrar em contato com a Unicef:

Unicef
Rachel Mello – oficial de comunicação
e-mail: rmello@unicef.org
tel: (61) 3035-1947

Helena Oliveira Silva – oficial de projetos
hosilva@unicef.org

ou

Direitos negados: a violência contra a criança e o adolescente no Brasil, faça o download do pdf nos links abaixo :
Capítulo 1Capítulo 2 / Capítulo 3Capítulo 4Capítulo 5Capítulo 6Capítulo 7 /Capítulo 8

 

Com informações da: www.koinonia.org.br

Um comentário

  1. Sobre o assunto, gostaria de indicar o livro Nem todas as mães amam os filhos, de Rose Ferreira. Uma história real e comovente sobre violência doméstica. Vale a pena conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*