Capa » Cartilhas » Construindo Espaços Seguros

Construindo Espaços Seguros

construindo-espacos-segurosA FEASA toma a iniciativa de publicar o Guia de Implantação da Política de Proteção da Criança e do Adolescente em Espaços Institucionais, na perspectiva de contribuir com a prevenção e minimização das situações que possam vitimizar crianças e adolescentes.

A violência contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos tratando-se de um fenômeno complexo e multifacetado que ocorre em todo o mundo por estar ligado a fatores culturais, sociais e econômicos. Por muitas vezes ocorrer de forma silenciosa, a violência contra crianças e adolescentes, precisa ser debatida e prevenida em todos os espaços que atende esse público, inclusive aqueles que se constituem como locais de proteção e onde podem existir pessoas despreparadas ou com outros propósitos.

Este Guia é o resultado de um processo de capacitação realizado pela FEASA no ano de 2014 e oferecido para as Entidades Assistenciais de Santo André, onde houve o despertar para a ampliação dos conteúdos trabalhados a outras Organizações Sociais e públicas, na perspectiva de que se constituam verdadeiramente como locais de segurança e proteção para crianças e adolescentes.

Inspirada pela terre des hommes – TDH Alemanha, a FEASA espera que esse Guia seja compreendido não como uma “receita” para Proteção de Crianças e Adolescentes, mas sim, um passo na busca de caminhos para superar as dificuldades na implementação de agendas e ações coletivas mobilizadoras na real defesa dos direitos e da dignidade das crianças e adolescentes.

Para ilustração do conteúdo deste Guia, a FEASA criou um concurso onde crianças e adolescentes das Entidades que participaram da capacitação sobre a Política de Proteção apresentassem suas produções de desenhos, frases e poesias. Dessa forma, foi constituída uma Comissão para estabelecer critérios de participação e seleção dos desenhos e poesias que integram este Guia de Proteção. As produções das crianças e dos adolescentes legitimam a participação deste público no Guia de Proteção conferindo-lhe a visão, o pensamento e principalmente os sentimentos daqueles que são o foco deste trabalho.

Para baixar o pdf completo do material, clique aqui!

Para saber mais sobre a FEASA, clique aqui!

    • Sobre o autor(a):

    • FEASA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*