Capa » Relatórios » Comida de bebês brasileiros é inadequada

Comida de bebês brasileiros é inadequada

AmamentacaoPesquisa divulgada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), feita com 270 pais de crianças pequenas, aponta que os bebês estão deixando de ter uma alimentação saudável cada vez mais cedo.

Os recém-nascidos passam a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares ainda nos primeiros meses de vida. Aos dois anos de idade, a alimentação das crianças brasileiras já está repleta de produtos industrializados. Apesar da criança já nascer com a preferência ao sabor doce, o Ministério da Saúde recomenda que a adição de açúcar deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida.

A ingestão precoce de gorduras e açúcar está associada ao abandono do aleitamento materno e ao baixo consumo de frutas, legumes, cereais e hortaliças. Os pesquisadores descobriram que o macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificial e até mesmo salgadinhos e embutidos estão entre os mais consumidos.

A pesquisa relaciona a introdução desses alimentos na dieta das crianças com o nível de escolaridade dos pais. Entre as famílias com baixa escolaridade, 67% dos bebês experimentam um dos alimentos citados acima antes dos três meses de idade.

Além de problemas intestinais, os maus hábitos alimentares desde a primeira infância podem reforçar os números da obesidade infantil, que é considerada um problema de saúde pública no Brasil.

O Mossoroense (RN), de 15/08/2009
Compilado pela 
Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*