Capa » Relatórios » Alerta no Dia Mundial da alimentação

Alerta no Dia Mundial da alimentação

alimentacao-nene_1-nutrigastrocombrInstituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979, o Dia Mundial da Alimentação foi lembrado última sexta-feira, dia 16. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 45 milhões de pessoas passem fome, deste total, 11 milhões são crianças.

Para André Luzzi, coordenador da campanha intitulada Alimentação é um direito humano, não é importante apenas fornecer o alimento e sim saber a qualidade deste alimento. Segundo ele, doenças como a obesidade e a desnutrição fazem parte da temática da falta de alimentos.
O relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Oliver De Schutter, elogiou o governo federal pela diminuição da desnutrição (73%) e pela queda da mortalidade infantil (45%) na última década. O Brasil também foi destacado como líder no combate à fome entre os países em desenvolvimento. O anúncio foi feito pela ONG Action Aid, que divulgou uma relação das nações mais comprometidas com o tema.

Após uma análise das pesquisas sobre as políticas sociais contra a fome em governos de 50 países, o estudo Hunger Free (Sem Fome) concluiu que o Brasil conseguiu, em seis anos, reduzir a desnutrição infantil em 73%, graças à criação de bancos de alimentos, cozinhas comunitárias e da ajuda aos pequenos agricultores.

Fonte: principais jornais do país, de 17/10/2009
Compilado pela 
Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*