Capa » Artigos » Ajudando as crianças a realizarem seu potencial

Ajudando as crianças a realizarem seu potencial

Exército da Salvação realizou um trabalho de consulta sobre o desenvolvimento da capacidade de jovens, o que mostrou ser uma oportunidade fundamental para compartilhar conhecimentos de todo o mundo.Ajudando_Criancas_Realizarem_Potencial-TF-MLW3D6361resize

Foram realizadas discussões sobre as necessidades específicas de jovens afetados pelo HIV/VIH. Entre as preocupações manifestadas, estava a falta de tempo para as crianças dentro das comunidades. Isto significa que as necessidades psicológicas das crianças são raramente satisfeitas, e não há oportunidade para que as crianças desenvolvam as suas visões e os seus sonhos. Os líderes do Exército da Salvação viram a necessidade de um trabalho futuro quanto à questão legal da herança de bens e salientaram o abuso das crianças dentro das comunidades e dos lares.

Foram discutidas e compartilhadas muitas formas boas e estimulantes de se trabalhar. Em particular, há uma necessidade de se ver o potencial para a liderança entre os jovens (veja o quadro), inclusive os órfãos ou os vulneráveis devido ao impacto do HIV/VIH e da AIDS/SIDA.

Acampamento Masiye
O Acampamento Masiye (Masiye Camp), em Zimbábue, é um bom exemplo de como o Exército da Salvação está oferecendo apoio e incentivando o potencial das crianças afetadas pelo HIV/VIH e pela AIDS/SIDA.

A saúde psicológica e mental das crianças que cuidaram de seus pais com AIDS/SIDA e os perderam é freqüentemente ignorada. O impacto da morte dos pais nas crianças é complexo e afeta o seu bem-estar a longo prazo. A vida de órfão pode limitar o desenvolvimento emocional da criança e afetar habilidades para a vida, como a comunicação e a tomada de decisões. Os órfãos, muitas vezes, perdem a esperança para o futuro e possuem uma auto-estima baixa.

O Acampamento Masiye tem trabalhado, há vários anos, com crianças que vivem com AIDS/SIDA, dando ênfase especial para o atendimento das suas necessidades emocionais. O seu trabalho tem tido resultados animadores, entre eles:

  • restauração e fortalecimento da auto-estima;
  • apoio às crianças no seu período de luto, para evitar o trauma a longo prazo;
  • desenvolvimento das suas habilidades para a tomada de decisões e a negociação;
  • empoderamento das crianças, para que sejam capazes de assumir responsabilidade pela sua própria vida;
  • criação de valores e esperança para o futuro.

O Acampamento Masiye treinou voluntários cristãos como facilitadores para oferecer apoio emocional e social. Até agora, este treinou 120 jovens e 1.600 adultos. Estabeleceram 14 centros de atendimento diurno e 25 Clubes Infantis. Além disso, foram treinados profissionais de cuidados infantis e professores com habilidades básicas de aconselhamento, com ênfase especial em aconselhamento para crianças, cujos pais recentemente morreram. Também são treinadas pessoas que cuidam de crianças e voluntários para fazer visitas domiciliares aos órfãos.

O Acampamento Masiye também organiza acampamentos especiais para órfãos e outras crianças vulneráveis nos países africanos ao sul do Saara. Há dois tipos de acampamentos: um, que compartilha habilidades para a vida com os órfãos, e outro, para crianças que atuam como chefes de famílias. Mais de 3.000 crianças afetadas pela AIDS/SIDA participaram dos acampamentos em Masiye até agora. Enquanto estão no acampamento, as crianças participam em atividades de aventura, arte e artesanato, música e aulas de computador. Os acampamentos oferecem uma oportunidade para passar algum tempo com outras crianças em situações semelhantes. As sessões ajudam as crianças a discutirem os seus sentimentos abertamente. Há conselheiros para ajudar as crianças a superarem os desafios e os problemas que enfrentam.

Postos legais móveis
Um dos problemas que o Acampamento Masiye encontrou é que os órfãos e as crianças vulneráveis, muitas vezes, acham difícil obter prestação de serviços legais. Elas podem não saber onde encontrar estes serviços ou como usá-los e freqüentemente não têm condições financeiras para pagá-los. O posto legal móvel procura trazer os serviços legais até as crianças, ao invés de deixá-las procurando.

O posto encaminha as crianças para os profissionais apropriados. Desta forma, ele complementa as estruturas existentes, ao invés de competir com elas. O posto visita regularmente todos os Clubes Infantis de Masiye e escolas. Para torná-lo atraente para as crianças, ele foi montado num reboque, com telhado de palha e pintado com cores vivas, e uma equipe de marionetes viaja com ele para oferecer educação e entretenimento.

Aviso para incentivar o desenvolvimento da liderança

  • Ofereça apoio, treinamento e folgas para os jovens que cuidam de irmãos e irmãs menores ou que estão envolvidos no desenvolvimento comunitário.
  • Permita que os jovens que estão enfrentando situações difíceis passem algum tempo com outros que estejam passando por experiências semelhantes.
  • Apóie e incentive todos os tipos de trabalho juvenil e de divulgação.
  • Veja as crianças como agentes de mudança nas suas comunidades. Elas são fundamentais para a criação de relações nos lares e nas famílias;
  • Compreenda que as necessidades das crianças vão além das necessidades físicas e materiais.

Masiye Camp, Matopo, Bulawayo, Zimbábue. E-mail: terence@byo.masiye.com
Artigo publicado originalmente na Tearfund International Zone

O Exército da Salvação realizou um trabalho de consulta sobre o desenvolvimento da capacidade de jovens, o que mostrou ser uma oportunidade fundamental para compartilhar conhecimentos de todo o mundo. Foram realizadas discussões sobre as necessidades específicas de jovens afetados pelo HIV/VIH. Entre as preocupações manifestadas, estava a falta de tempo para as crianças dentro das comunidades. Isto significa que as necessidades psicológicas das crianças são raramente satisfeitas, e não há oportunidade para que as crianças desenvolvam as suas visões e os seus sonhos. Os líderes do Exército da Salvação viram a necessidade de um trabalho futuro quanto à questão legal da ...

Revisão

Avalie: Seja o primeiro a avaliar
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*