Capa » Relatórios » Acidentes são maior causa de morte de crianças

Acidentes são maior causa de morte de crianças

Foi publicado neste início de ano o relatório anual do Centro Nacional para a Prevenção e o Controle de Doenças, do governo americano, que apresenta as causas de óbitos de crianças e jovens com até 19 anos de idade. O documento revela que, anualmente, mais de um milhão de crianças morrem por trauma, sendo em 90% dos casos devido a acidentes e 100 mil decorrentes de violência intencional.

Os acidentes são o principal responsável pela morte de pessoas na faixa etária acima de dez anos. Nos países pobres e em desenvolvimento, eles são dez vezes mais comuns do que nos países desenvolvidos. Mesmo assim, os acidentes são responsáveis por pelo menos 40% das mortes nos países ricos. As mortes dos pequenos, geralmente, são decorrentes de traumas causados por acidentes automobilísticos, colisões e atropelamentos, além de quedas, queimadura, asfixia e envenenamento. Mesmo quando isoladas, elas vão se alternando no ranking das principais causas de morte, de acordo com a idade da criança ou o grau de desenvolvimento do país, mas sempre aparecem na lista.

No Brasil, o índice anual é de 15 a 30 lesões por acidente para cada 100 mil pequenos. Estima-se que o custo global de acidentes automobilísticos em países como o Brasil possa atingir a cifra de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Os autores do relatório afirmam que com poucas e fundamentais intervenções é possível salvar mil crianças a cada dia.

Fonte: Revista Carta Capital, Rogério Tuma – 20/01/2009.
Compilado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância – ANDI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*