Capa » Relatórios » 370 mil bebês nascem com o vírus HIV

370 mil bebês nascem com o vírus HIV

VIH_em-paises_Lingua_PortuguesaHoje, dia 1º, é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. De acordo com Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Aids é a principal causa de morte de mulheres em idade fértil no mundo e uma das responsáveis pela mortalidade materna nos países com epidemia.

Entre as crianças, a cada ano, cerca de 370 mil bebês nascem com o vírus HIV transmitido pela mãe, sendo a maioria na África. Entretanto, relatório divulgado ontem, dia 30, pelo Unicef aponta que é possível uma geração de crianças sem o vírus HIV se a comunidade internacional intensificar os esforços para o acesso universal à prevenção e ao tratamento contra a doença.

Segundo o Fundo, milhões de crianças e mulheres ainda são excluídos de prevenção e tratamento por questões de gênero, econômicas, geográficas, nível educacional e status social.

Acessewww.onu.org.br

Leia mais:
– Política: nossa aliada no bons tratos para todas as crianças
– Epidemia de VIH nos países de língua oficial portuguesa: Situação atual e  perspectivas futuras rumo ao acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados [pdf]
– A ONU e a resposta à aids no Brasil [pdf]

Fonte: Jornal do Estado (PR), de 30/11/2010
Compilado pela 
Agência de Notícias dos Direitos da Criança – ANDI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*